9 cadeiras que são clássicos do design


Conheça os modelos que revolucionaram conceitos e influenciaram algumas das tendências atuais

Elas não são simplesmente para sentar e relaxar, jantar ou trabalhar. Estas cadeiras são clássicos do design. Chamam atenção em qualquer ambiente, seja pelas curvas, pelo formato curioso, ou simplesmente pelo conforto – na maioria das vezes, trazem todas estas características reunidas. O design atemporal faz com que estes clássicos nunca saiam de moda e sejam os escolhidos para diversos tipos de ambientes.

poltrona BarcelonaBarcelona
A cadeira Barcelona foi criada pelo alemão Ludwig Mies van Der Rohe (1886 - 1969) para a Exposição Mundial de Barcelona, em 1929. Em visita oficial à feira, os reis da Espanha sentaram-se no "trono de couro", que ganhou fama mundial. A cadeira fazia parte de um projeto completo de design de interior do pavilhão da Alemanha no evento. Mies também foi professor e diretor da Escola de design e arquitetura Bauhaus.
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas


cadeira EggEgg
A poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1971), em 1958. Ele a criou especialmente para o lobby e recepção do hotel Royal SAS, de Copenhagen. A cadeira faz parte de todo o projeto do empreendimento, também concebido por ele. O nome da poltrona vem da similaridade com uma casca de ovo. Jacobsen foi o primeiro a utilizar a técnica de colocar uma concha firme de espuma debaixo do estofamento. Por causa de sua forma, a poltrona Egg propicia um pouco de privacidade em ambientes públicos. Diversas estampas e tecidos foram criadas para este clássico do design.
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas
 
cadeira Swan

Swan Chair e Swan Sofa
Em complemento à poltrona Egg, Arne Jacobsen também criou a cadeira Swan (1958) para o lobby do hotel Royal SAS. A inovação dos dois projetos veio em usar apenas linhas curvas. É possível encontrar várias opções em tecido ou couro, e a base é sempre de alumínio polido. O modelo também ganhou uma versão sofá.
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas





Eames Lounge & Ottoman
Criação do casal norte-americano Charles (1907-1978) e Ray (1912–1988) Eames, a poltrona Eames Lounge & Ottoman tornou-se ícone do século 20. Lançada em 1956, a cadeira foi desenvolvida para a marca de mobílias Herman Miller. O design foi baseado num protótipo exibido no concurso Organic Design in Home Furniture (Design Orgânico para Móveis Domésticos, em tradução livre). Sofisticada e confortável, a cadeira giratória é fabricada em chapas curvas de madeira compensada, com estofado em couro maleável, alumínio e borracha. Um apoio para os pés chamado otomano contribui para o conforto. Hoje, as peças fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York. A versão original dispõe de 4 opções de madeira e mais de 10 cores de estofado, sempre em couro.

Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas | Walmart

cadeira Tulipa - Pierre PaulinTulipa e Pequena Tulipa
Para o francês Pierre Paulin (1927), uma cadeira deve ser mais do que simplesmente funcional, deve ser amigável, divertida e colorida. Um exemplo é a sua criação da cadeira tulipa de 1965, que prima pela simplicidade e conforto. Os traços curvos dão o ar descontraído. O design escultural proporciona conforto anatômico. O apoio dos braços lembra pétalas semi-abertas da flor tulipa. É fabricada em aço carbono e alumínio, fibra de vidro, tapeçados em tecido, couro ou sintético. Entre os destaques da carreira de Paulin está o mobiliário do gabinete presidencial de Françoies Mitterrand - presidente francês entre 1981 e 1995 -, em 1983.
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas


cadeira Tulipa - SaarinenTulipa Saarinen
A cadeira tulipa faz conjunto com a mesa tulipa, ambas do arquiteto finlandês Eero Saarinen (1910 - 1961). O objetivo da criação era possibilitar o uso da mesa, que não possui pernas nas extremidades, com o máximo número de cadeiras. Filho do também famoso arquiteto Eliel Saarinen, emigrou para os Estados Unidos com a família no início da década de 20. No final dos anos 30 foi sócio de Charles Eames, com quem venceu o concurso Organic Design in Home Furnishings. A competição era focada em matérias-primas inovadoras e foi promovida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. A produção da cadeira tulipa com recurso a fibra de vidro moldado trouxe evolução para a década de 50. O toque futurista de Saarinen chamou atenção no cenário da série de TV “Star Trek”, e o móvel ganhou os olhos do mundo. Os traços minimalistas fazem com que suas peças sejam escolhidas para decorar os ambientes mais contemporâneos. A cadeira é disponível com ou sem apoio para os braços e combina com diversos tipos de mesa.
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas 


Ball Chair e Bubble Chair
Uma das vantagens da "cadeira bola" do finlandês Eero Aarnio (1932), lançada em 1965, é a acústica. Sentado nela, os ruídos externos diminuem bastante, o que é perfeito para tirar uma soneca ou atender o telefone. Aarnio é conhecido por ser pioneiro em usar materiais plásticos em seus projetos, principalmente nos anos 60, com a introdução de fibras de vidro. Em 1968, o designer futurista criou uma prima para Ball, a bubble chair, ou cadeira bolha. A inovação veio na transparência de toda a superfície e por não ter base no chão, sendo assim, pendurada no teto. O design moderno fez da cadeira sucesso instantâneo. Muitos diretores de filmes de ficção científica adotaram o desenho de Aarnio como cenário, um deste filmes foi MIB - Homens de Preto.

Texto via Revista Pense Imóveis


Outras cadeiras:

Panton
Panton. 1968
Polipropileno - versão de 1999
Projeto: Verner Panton
Sexy, elegante e com técnica - a primeira cadeira em balanço a ser feito a partir de uma única peça de plástico - a cadeira Panton resume o otimismo da década de 1960. Inspirado pela visão de uma pilha de baldes de plástico empilhados ordenadamente em cima uns dos outros, Verner Panton (1926-1998) tinha lutado com formas de construir uma cadeira em balanço plástico desde 1950. Quando a cadeira Panton foi finalmente revelado na revista dinamarquesa de design Mobilia em agosto de 1967, ela causou sensação. Igualmente memorável foi sua aparência como um suporte em uma edição da Nova, a revista britânica de moda 1970, num ensaio de moda intitulado "Como se despir na frente de seu marido?".
Onde encontrar: Mobly | Walmart

cadeira Eiffel - Eames
"Eiffel"
LAR, DAR and RAR ‘mix and match’ chairs, 1948
Fibra de vidro, aço e borracha
Design: Charles and Ray Eames
Production: Herman Miller, US
Onde encontrar: Mobly | Submarino | Shoptime | Americanas | Walmart







Para saber mais: Design Museum